Você sabia que a tiara da Rainha Elizabeth II quebrou minutos antes do casamento e precisou ser consertada às pressas? Ou que os ingredientes para o bolo foram enviados de diversas partes do mundo como presentes para a princesa? Descubra 73 fatos e curiosidades sobre o casamento da Rainha Elizabeth II e do Príncipe Philip.
.
.
1. A Princesa Elizabeth e o Príncipe Philip se conheceram em 1934 no casamento da Princesa Marina da Grécia e Dinamarca com o Príncipe George, Duque de Kent, mas começaram a namorar muitos anos depois, por volta de 1943.
2. O anúncio oficial do noivado aconteceu em 9 de julho de 1947.
3. O casamento ocorreu poucos meses depois, às 10h30 do dia 20 de novembro de 1947, na Abadia de Westminster .
4. Os pais da rainha, rei George VI e rainha Elizabeth, na época Duque e Duquesa de York, também haviam se casado na Abadia, em 26 de abril de 1923. Várias décadas mais tarde, o neto da rainha Elizabeth e do Príncipe Philip e futuro rei, Príncipe William, se casou com a então plebéia Kate Middleton no mesmo local, em 29 de abril de 2011.
5. A princesa Elizabeth foi o décimo membro da Família Real a se casar na Abadia de Westminster.
6. O primeiro casamento real na abadia aconteceu em 11 de novembro de 1100, quando o rei Henry I se casou com a princesa Matilda da Escócia.
7. Antes do casamento, o príncipe Philip foi nomeado duque de Edimburgo, conde de Merioneth, e barão de Greenwich.
8. Acompanhada pelo pai, George VI, a noiva chegou à Abadia na carruagem Irish State Coach.
9. A princesa Elizabeth contou com oito damas de honra: a irmã, Princesa Margaret, Princesa Alexandra de Kent, Lady Caroline Montagu-Douglas-Scott, Lady Mary Cambridge, Pamela Mountbatten, Margaret Elphinstone e Diana Bowes-Lyon.
10. Os príncipes William de Gloucester e Michael de Kent, primos da princesa, foram os pajens.
11. O padrinho do duque de Edimburgo foi o primo, David Mountbatten.
12. 2.000 pessoas foram convidadas para a cerimônia.
13. Vários membros estrangeiros da realeza compareceram ao casamento, entre eles o Rei do Iraque, a Princesa Juliana e o Príncipe Bernhard da Holanda, e o Grão-Duque e a Princesa Elisabeth de Luxemburgo.
.
A cerimônia
.
.
14. O casamento foi oficializado pelo Arcebispo de Canterbury, Geoffrey Fisher, e pelo Arcebispo de York, Cyril Garbett .
15. A celebração foi gravada e transmitida pela BBC Radio para 200 milhões de pessoas ao redor do mundo.
16. O organista australiano William Neil McKie, foi o diretor musical do casamento.
17. McKie criou um moteto para a ocasião chamado: “We wait for thy loving kindness, O God.”, ou em português, “Esperamos por tua bondade amorosa, ó Deus”.
18. O Salmo 67, “Deus tenha misericórdia de nós e nos abençoe”, foi cantado por Sir Edward Cuthbert Bairstow, um organista e compositor inglês.
19. O hino do casamento foi “Blessed be the God and Father of Our Lord Jesus Christ”, “Bendito seja Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo”, de Samuel Sebastian Wesley.
20. O cântico “Praise, my soul, the king of heaven” foi tocado no ritmo de uma melodia escocesa dos anos 1800, como homenagem a um dos países do Reino Unido.
21. A cerimônia começou com uma fanfarra especialmente composta por Arnold Bax e terminou com “Marcha nupcial” de Felix Mendelssohn.
22. Os 91 cantores presentes pertenciam aos coros da Abadia de Westminster, da Capela Real e da Capela de Saint George, em Windsor.
.
As roupas de casamento
.
.
23. A aliança de casamento foi feita com uma pedra de ouro galês da mina de Clogau St David, escolha clássica da família real.
24. O anel de noivado de platina e diamante foi confeccionado pelo joalheiro Philip Antrobus, usando diamantes de uma tiara pertencente à mãe de Philip, a princesa Alice. O príncipe ajudou a desenhar a peça.
25. O vestido de noiva da princesa Elizabeth foi criado por Sir Norman Hartnell, que enviou diferentes designs para o vestido. O desenho vencedor foi aprovado em meados de agosto, menos de três meses antes do casamento.
26. Hartnell citou a famosa pintura de Botticelli, Primavera, que simboliza a chegada da primavera, como inspiração.
27. O vestido de cetim duchesse possui um corte simples com corpete justo, decote em formato de coração, cintura baixa em V e saia com painéis até o pé.
28. A cauda de tule de seda mede pouco mais de um metro e meio e foi presa aos ombros.
29. A criação de Norman Hartnell foi bordada com pérolas, cristais e bordados de aplicações de tule transparentes.
30. O cetim para os apliques foi produzido no Lullingstone Castle, em Kent, e fabricado pela Warner & Sons.
31. Os cristais e as dez mil pérolas do bordado foram importados dos Estados Unidos.
32. Devido às medidas de racionamento em vigor após a Segunda Guerra Mundial, a princesa Elizabeth precisou usar cupons de racionamento de roupas para pagar pelo vestido.
33. Centenas de pessoas de todo o Reino Unido enviaram cupons para ajudara a princesa, mas todos precisaram ser devolvidos, já que seria ilegal usá-los.
34. Os sapatos eram sandálias de salto alto de cetim duchesse marfim adornadas com prata e pérolas, criadas por Edward Rayne.
.
.
35. As jóias da princesa incluíam dois colares de pérolas. O mais curto é o colar ‘Queen Anne’, que dizem ter pertencido à rainha Anne, última rainha Stuart.
36. O segundo, ‘Queen Caroline’, supostamente pertenceu à rainha Caroline, esposa do Rei George II.
37. Ambos os colares foram dados a Elizabeth pelo pai, George VI, como presentes de casamento.
38. A tiara com franjas de diamante foi emprestada à Rainha pela avó, a Rainha Mary e é chamada de Queen ‘s Mary Fringe Tiara.
39. A peça quebrou no dia do casamento e precisou ser consertada às pressas. Elizabeth II explicou o ocorrido durante a exposição do vestido de casamento da Duquesa de Cambridge, em 2011.
40. A rainha garantiu que as duas gerações seguintes usassem a mesma tiara no dia do casamento, primeiro a filha, princesa Anne, em 1973, e depois a neta, princesa Beatrice, em 2020.
41. Norman Hartnell também desenhou o roupa de despedida da princesa Elizabeth, um vestido e um casaco em azul-claro.
42. Após o casamento, o vestido de noiva de Elizabeth foi exposto no St James Palace e saiu em turnê pelo Reino Unido.
.
As flores do casamento
.
.
43. O buquê da noiva consistia em orquídeas brancas e um ramo de murta.
44. Os ramos de murta são uma tradição iniciada pela Rainha Victoria, que começou quando ela recebeu mudas de murta de presente da avó do Príncipe Albert.
45. A Worshipful Company of Gardeners forneceu as flores para o buquê, confeccionado pelo florista MH Longman.
46. No dia seguinte ao casamento, o buquê foi enviado de volta à Abadia de Westminster e colocado na Tumba do Soldado Desconhecido – outra tradição real, iniciada pela Rainha Mãe.
.
A Recepção de Casamento
.
.
47. Após a celebração, um café da manhã de casamento foi realizado na hora do almoço, no Ball Room, Salão de Baile do Palácio de Buckingham .
48. O menu contava com pratos interessantes, como Filé de Linguado Mountbatten, Perdreau en Casserole, Bombe Glacee Princess Elizabeth.
49. Os enfeites de flores da recepção eram ramalhetes individuais de murta e urze Balmoral branca.
50. A banda de cordas da Guarda dos Granadeiros tocou durante o evento.
51. Os recém-casados apareceram na varanda do Palácio de Buckingham para acenar para as multidões.
.
Os presentes de casamento
.
.
52. O casal recebeu mais de 2.500 presentes de todo o mundo e cerca de 10 mil telegramas de parabéns.
53. Mahatma Gandhi enviou um pedaço de renda de algodão que ele mesmo fiou, bordado com as palavras “Jai Hind”, vitória para a Índia.
54. A Rainha Mary deu uma estante de livros e a Princesa Margaret uma cesta de piquenique. Outros presentes incluíram uma máquina de costura Singer e uma geladeira.
55. Os presentes foram expostos ao público no Palácio de St. James.
.
O bolo de casamento
.
.
56. Embora Elizabeth e Philip tenham recebido onze bolos de casamento, havia um oficial feito pela McVitie e Price.
57. O bolo foi apelidado de ‘Bolo de 10 mil Milhas’, já que continha ingredientes de diversas partes do mundo, como o açúcar das Girl Guides, da Austrália.
58. A sobremesa possuia quatro andares e quase três metros de altura.
59. A decoração era composta pelo brasão de armas de ambas as famílias, os monogramas da noiva e do noivo, figuras açucaradas das atividades favoritas do casal e emblemas do regimento e da marinha.
60. O bolo foi cortado com a espada Mountbatten do duque, presente de casamento do sogro, o rei George.
.
A lua de mel real
.
.
61. A princesa Elizabeth e o príncipe Philip passaram a noite de núpcias em Broadlands, Hampshire, na casa do tio de Philip, Louis Mountbatten.
62. Eles viajaram de trem para Hampshire, partindo da estação de Waterloo, em Londres. A Corgi da princesa, Susan, estava com eles.
63. O resto da lua de mel foi passada em Birkhall, na propriedade Balmoral, local em que a rainha passa férias na Escócia até os dias de hoje.
.
Aniversários de casamento
.
.
64. A rainha e o duque de Edimburgo celebraram o sexto aniversário de casamento, no ano da coroação, com uma festa na Clarence House oferecida pela Rainha Mãe.
65. Em 1972, eles celebraram as bodas de prata com um serviço religioso na Abadia de Westminster.
66. Mais tarde naquele dia, a Rainha e o Duque, acompanhados pelo Príncipe Charles e a Princesa Anne, compareceram a um almoço comemorativo no Guildhall, oferecido pelo Lord Mayor e a Corporação de Londres.
67. À noite, o Príncipe de Gales e a Princesa Real deram uma festa para os pais no Palácio de Buckingham.
68. Elizabeth e Philip celebraram as bodas de ouro em 1997, com um almoço no Banqueting House em Londres.
69. A rainha fez um famoso discurso na ocasião:
.
“Ele tem, simplesmente, sido minha força e permanência todos esses anos”.
.
70. Ainda em 1997, Elizabeth II foi presenteada com uma cópia idêntica do buquê de casamento.
71. Em 2007, a Rainha se tornou a primeira monarca britânica a celebrar um aniversário de bodas de diamante.
72. Para comemorar o 70º aniversário de casamento da Elizabeth e Philip, em 2017, a Le Cordon Bleu de Londres foi convidada a recriar o bolo do casal para o documentário “A Very Royal Wedding”, da ITV, transmitido em 30 de outubro de 2017.
73. O último aniversário do casamento mais longo da história da realeza, em 2020, foi marcado por uma foto comemorativa do casal lendo um cartão de aniversário feito pelos bisnetos, Príncipe George, Princesa Charlotte e Príncipe Louis, filhos do neto Príncipe William e da Princesa de Gales, Kate.
.
Referência:
.
THE ROYAL FAMILY. 70 facts about The Queen and The Duke of Edinburgh’s Wedding. Disponível em: https://www.royal.uk/70-facts-about-queen-and-duke-edinburghs-wedding. Acesso em: 4 set. 2022.