O Duque de a Duquesa de Cambridge realizaram no início do mês uma turnê de três dias por três países do Reino Unido: Escócia, Inglaterra e País de Gales, para encontrar e agradecer os trabalhadores da linha de frente, voluntários, profissionais de saúde mental, professores e alunos, para ouvir sobre as experiências e dificuldades em 2020.
William e Kate viajaram por mais de 2000 quilômetros entre a noite de domingo, 6 de dezembro e terça-feira, 8 de dezembro. Muitos dos eventos oficiais celebraram o espírito de comunidade, apresentando organizações e iniciativas apoiadas por fundos de ajuda comunitária, incluindo NHS Charities Together.
Londres – Inglaterra
.
O primeiro compromisso foi realizado na estação Euston Station,onde, antes de embarcar, o casal conversou com trabalhadores do ramo de transportes para ouvir sobre as experiências de trabalho em um local com enorme concentração de pessoas a todo o tempo, mesmo durante os piores momentos da pandemia na Europa.
“Suas Altezas Reais desejam transmitir os sinceros agradecimentos e gratidão da nação por todos os seus esforços para manter as pessoas seguras e manter o país funcionando.”
O duque e a duquesa assistiram, ainda na estação de trem, uma apresentação de Natal de Shakin’ Stevens – famoso cantor galês de rock – organizada especialmente para eles. Stevens declarou que estava “nas nuvens” por participar do início da turnê e revelou que foi a primeira vez que ele tocou para membros da realeza em sua longa carreira.
Kate parecia muito animada para a assistir a performance e dançou ao ritmo das músicas enquanto conversava com William e acenava. Logo após o pequeno show, eles embarcaram no Royal Train e seguiram a noite toda rumo à Escócia.
.
.
Edimburgo – Escócia
.
O Duque e a Duquesa de Cambridge passaram a noite viajando e chegaram à estação de Waverley, em de Edimburgo na manhã de segunda-feira, 7 de dezembro. Eles foram recebidos na plataforma pela Vice-Lorde tenente Sandra Cumming e pela flautista Louise Marshall, que tocava gaita de fole, instrumento típico escocês.
William e Catherine realizaram o primeiro compromisso oficial na Escócia ao encontrarem funcionários da linha de frente do Serviço de Ambulâncias Escocês em Newbridge, Edimburgo (SAS). O Príncipe William conhece bem como o trabalho de resgate funciona, já que ele mesmo foi piloto de helicóptero de ambulância aérea por anos.
.
Em março de 2020, o príncipe tornou-se patrono da London’s Air Ambulance Charity e deu permissão para ambulâncias aéreas utilizarem o gramado do Palácio de Kensington (onde ele reside com a família), para reabastecimento em meio à pandemia de COVID-19.
O duque e a duquesa também ouviram o paramédico Alistair Matson, 54, que teve que lidar com o fato de seu pai adoecer e, mais tarde, morrer no hospital durante a pandemia. O Sr. Matson mencionou:
“Foi muito emocionante falar com o príncipe sobre a separação de meu pai. Ele estava muito ansioso para ouvir como conseguimos lidar com as tensões psicológicas de nosso trabalho. Foi realmente encorajador ver o casal real bem aqui neste momento reconhecendo o que fazemos e seus agradecimentos significam muito para nós”.
O colega de trabalho de Alistair, John Kane, 59, narrou como ele passou três semanas em coma induzido no Hospital Western Common de Edimburgo, após contrair o vírus:
“Eu precisei de ventilação mecânica por três semanas e fiquei em coma induzido. Foi uma época terrível e a recuperação foi gradual, porém mais uma vez o SAS ajudou nisso. O príncipe foi bastante curioso sobre como lidamos com o bem-estar psicológico de nossos funcionários pessoais”.
William e Kate enviaram um buquê de flores para a casa de um veterano paramédico, que faleceu em novembro depois de se alistar novamente em abril, quatro anos após a aposentadoria.
Rod Moore, de Falkirk, morreu aos 63 anos após contrair o coronavírus. O funeral aconteceu durante a visita real. Um porta-voz do SAS mencionou: “Eu sei que a família de Rod apreciou enormemente as flores despachadas em nome deles. Foi um belo gesto.”
O Duque a Duquesa de Cambridge agradeceram os funcionários de limpeza da unidade, dizendo a faxineira Ellen Reeder que ela era “uma das pessoas essenciais em toda a organização”.
A Sra. Reeder, de 65 anos, mencionou:
“Foi uma grande honra para mim. Isso realmente fez o meu dia. Na verdade, eu acredito que todo mundo ganhou o dia de receber esse apreço da realeza. Sou um grande fã”.
A visita coincidiu com o anúncio de que William e Catherine se tornaram patronos conjuntos do NHS Charities Together, uma organização de mais de 250 instituições de caridade que apoia todo o NHS (Serviço Nacional de Saúde).
.
.
Northumberland – Inglaterra
.
No segundo compromisso do dia, terceiro da Royal Train Tour, William e Kate voltaram à Inglaterra e visitaram a Holy Trinity Church of England First School (Escola da Igreja da Santíssima Trindade da Inglaterra), em Berwick-Upon-Tweed , Northumberland (no norte do país).
O duque e a duquesa foram à escola para conversar sobre o trabalho dos professores durante a pandemia – tanto aqueles que permitiram que as crianças continuassem seus estudos online, quanto os que deram aulas presenciais para aqueles que precisavam, como os filhos de trabalhadores essenciais.
No local, eles conheceram três renas, chamadas Chaz, Crackers e Echols. O proprietário delas, George Richardson, aconselhou sobre como cuidar dos animais e como o coronavírus havia afetado seu empreendimento.
O grupo de saxofonistas local, The Earl Grey Saxes, tocou músicas de Natal enquanto William e Kate perguntavam aos alunos sobre tradições natalinas e os momentos favoritos do Natal. As crianças vestiam roupas festivas, carregavam bandeirinhas e enfeites natalinos.
No Reino Unido, as aulas não foram suspensas na segunda onda de COVID-19. Desde setembro, toda a rede de ensino infantil conta com aulas presenciais.
.
.
As regras de distanciamento social também são diferentes. Não é necessário o uso de máscaras em local aberto se a distância de mais de um metro e meio for cumprida. Crianças abaixo de 12 anos não precisam usar máscaras de forma alguma, nem em locais abertos, nem fechados.
****Embora a Royal Train Tour tenha sofrido algumas críticas de pessoas de outros países, os protocolos de segurança do Reino Unido foram cumpridos, não houve aglomeração e os compromissos foram mantidos em sigilo até que já tivessem sido realizados, para evitar multidões.
.
West Yorkshire – Inglaterra
.
A terceira parada do dia para o duque e a duquesa foi no Batley Community Centre, em West Yorkshire. O casal encontrou voluntários que apoiam membros idosos da comunidade local durante a pandemia COVID-19, fazendo ligações telefônicas para que eles se sintam menos solitários e enviando compras, refeições, malas e mochilas com vários itens, cartas de baralho e jogos de tabuleiro.
O Duque e a Duquesa de Cambridge receberam uma recepção calorosa de uma orquestra local tocando músicas natalinas antes de se reunirem com os aposentados.
William e Catherine fizeram uma visita especial e trocaram presentes com Len Gardner, um senhor idoso de 85 anos, que conversou várias vezes com Kate pelo telefone em 2020. Len explicou que eles falaram sobre o período de isolamento, a vida dele, os lugares para o quais ele viajou, trabalho, interesses pessoais e comida italiana.
Gardner contou que o casal real lhe enviou dois quilos de farinha italiana para fazer massas, dois dias após a chegada de uma nova máquina de macarrão. O senhor apresentou a esposa Shirley, de quem ele cuida em tempo integral devido ao avançado estado de demência da idosa.
.
.
Manchester – Inglaterra
.
No último compromisso do dia, em Manchester, o Duque a Duquesa de Cambridge se reuniram com representantes e voluntários de duas instituições de caridade que recebem alimentos do FareShare Greater Manchester, rede nacional de redistribuidores de alimentos para 11.000 instituições de caridade e grupos comunitários em todo o Reino Unido, incluindo clubes de café da manhã, centros comunitários, abrigos para desabrigados e bancos de alimentos.
Eles ouviram sobre o impacto que a pandemia teve nas famílias vulneráveis e sobre como o FareShare adaptou as operações para garantir que poderia continuar a apoiar os necessitados, uma vez que a demanda mais que dobrou em 2020.
O Príncipe William realizou um breve discurso para agradecer aos voluntários por tudo o que fizeram por suas comunidades:
“Sei que vocês passaram por momentos particularmente difíceis nos últimos meses, assim como todo o norte da Inglaterra. Estou muito feliz por termos podido vir e falar com alguns de vocês pessoalmente sobre como vocês estão indo. Catherine e eu sentimos que era extremamente importante visitar alguns dos heróis que surgiram este ano para agradecer por tudo o que vocês fizeram. Quer sejam trabalhadores dos transportes, paramédicos, professores de escolas ou mesmo funcionários e voluntários como vocês na rede FareShare ou aqui em Manchester esta noite. Vocês são as pessoas que não apenas mantiveram nosso país em pé, mas também ajudaram a aquecer nossos corações, mostrando-nos o melhor da natureza humana.”
.
Cardiff – País de Gales
.
O segundo, e último, dia da Royal Train Tour começou em Cardiff, capital do País de Gales. O Duque e a Duquesa de Cambridge visitaram o Castelo de Cardiff para dialogar com comerciantes de um mercado de Natal e com estudantes de universidades da cidade.
Os pequenos empreendedores explicaram como a pandemia de COVID-19 os afetou e o quanto o período das festas de final de ano está sendo importante para recuperar parte da renda.
Durante a visita, William e Kate compareceram a uma barraca chamada “Asse seu próprio marshmallow” (Toast Your Own Marshmallow) e assaram e comeram os marshmallows enquanto conversavam alegremente com estudantes da Universidade de Cardiff.
“William estava muito ocupado conversando conosco e conseguiu queimá-lo [o marshmallow], o de Kate ficou um pouco preso na luva, e eles estavam zombando um do outro, o que foi bom de ver”, disse Lily Faulkner, 21, estudante de Política e Relações Internacionais da Universidade de Cardiff.
“Eles realmente combinam muito bem. Eles são um casal muito amigável” ,afirmou Shahzeb Akhtar, 21, estudante de Optometria.
Akhtar falou um pouco mais sobre o contato com o duque e a duquesa e a impressão que teve sobre eles:
“Eles são realmente apaixonados por isso [sobre o trabalho na realeza]. Você pode dizer quando eles falam sobre isso, e quando se envolvem com você, estão sorrindo e fazendo um bom contato visual. Eles estavam genuinamente interessados em nós “, acrescenta Akhtar.
Outros estudantes falaram sobre William e Kate. Alice Holloway, 20, estudante de Direito, contou:
“Eles perguntaram como a pandemia afetou nosso bem-estar. Desde o início, eles fizeram perguntas específicas sobre como os alunos estão se saindo e o que está sendo feito para nos ajudar. O fato de eles se empenharem neste assunto ajuda a levantá-lo e reconhecer que vale a pena falar sobre isso.”
Faith Simiyu, 33, que está estudando para o doutorado em Direto, é originalmente do Quênia. Ela diz que William a cumprimentou em suaíl (língua oficial do Quênia) com a saudação “jambo”.
“Isso mostra que ele sabe sobre o meu país,” ela disse à revista People. “Eles têm sorrisos tão calorosos e sua linguagem corporal era acolhedora. Eles faziam piadinhas. ”
Luke Morgan, 23, estudante de medicina, afirmou:
“Foi como bater um papo com um velho amigo. Tive a impressão de que poderíamos ter conversado por horas. William estava interessado em como somos treinados como estudantes de medicina para lidar com pacientes com problemas de saúde mental”.
Ainda nos jardins do castelo, o casal terminou a visita participando de um amigo secreto com os estudantes.
Luke Wilson, 19, estudante de educação física e saúde esportiva na Cardiff Metropolitan University, presenteou William um conjunto de copos de cerveja, decorado com designs do Guinness. Wilson afirmou que o duque disse que gostou do presente.
“Ele disse: ‘Isso combina comigo’. Eu estava nervoso sobre conhecê-los, mas quando você começa a falar, a conversa simplesmente continua. Eles são realmente pé no chão. ”
Kate recebeu uma colher de amor galesa (The Welsh Lovespoon) – uma tradicional lembrança esculpida em madeira do País de Gales – da estudante de treinamento esportivo Gwennan Lewis, 20.
“Não acreditei quando fomos contatados e avisados que eles estavam vindo. Eu tive que sair e comprar isto, mas não pude contar a ninguém para quem era. Foi muito emocionante. Kate adorou.
Lewis acrescentou: “Eles estavam interessados em como estávamos e no que a universidade estava fazendo para nos apoiar durante a pandemia”.
Por sua vez, Kate deu à estudante Emma Sharpe o jogo Prosecco Pong e William entregou a uma das estudantes um jogo de míni-futebol.
.
.
Bath – Inglaterra
.
De volta à Inglaterra para a segunda parada do dia, ainda na estação ferroviária em Bath, o Duque e a Duquesa de Cambridge encontraram a Lorde Tenente de Somerset, Sra. Annie Maw e posaram para uma foto socialmente distanciada com Otto Warner, 8, que havia acabado de sair de uma sessão para tratamento de câncer e esperava para encontrar o casal real com a família, as irmãs Jasmine e Poppy e a mãe Georgie.
Após o encontro com Otto, William e Kate seguiram para a casa de repouso Cleeve Court Residential Care para homenagear os esforços da equipe em ajudar os residentes a permanecerem conectados com seus entes queridos durante a pandemia de COVID-19 e conversar sobre as experiências em fornecer cuidados aos idosos.
A casa de repouso oferece uma ampla gama de atividades para pessoas idosas com demência. Os trabalhos visam promover a independência, desenvolvendo, mantendo e aprimorando as habilidades, interesses e habilidades dos moradores.
Tricia Davis, do Conselho de Bath & North East Somerset, que administra a casa, que disse:
“Estamos absolutamente encantados com a visita, o que significa que 2020 pode terminar com uma nota positiva”.
William e Kate também cumprimentaram os residentes. Para não oferecer nenhum risco, eles acenaram através do vidros e os idosos pareciam muito contentes em vê-los. Eles seguravam bandeirinhas e acenavam de volta animadamente.
.
.
Berkshire – Inglaterra
.
Na penúltima parada da turnê, o casal real se encontrou com a equipe do do NHS no Royal Berkshire Hospital em Reading, Berkshire (curiosamente, o local que Catherine nasceu), para agradecer em nome da nação pelos esforços incansáveis durante a pandemia.
Os membros da realeza perguntaram aos funcionários se eles estavam cuidando de sua saúde mental e se puderam ver suas famílias durante o lockdown. Kate e William elogiaram os trabalhadores do NHS – com o duque acrescentando: “Continue. Há uma luz no fim do túnel”.
A equipe do Great British Bake Off (programa de televisão) preparou bolos para os trabalhadores do Royal Berkshire Hospital. Os sabores incluíam cenoura, mel Devon, maçã e nozes.
No final da visita, o duque e a duquesa assistiram a uma apresentação do Reading All Steel Percussion Orchestra (orquestra de percussão da cidade).
.
.
Windsor – Inglaterra
.
A Royal Train Tour foi encerrada com um momento emblemático. Os principais membros da realeza, incluindo a rainha Elizabeth, reunidos publicamente pela primeira vez no ano, no Castelo de Windsor.
A Rainha Elizabeth II, o Príncipe de Gales (príncipe Charles), a Duquesa da Cornualha (Camilla), o Duque e a Duquesa de Cambridge (William e Catherine), O Conde e a Condessa de Wessex (Edward e Sophie) e a Princesa Real (princesa Anne) participam do evento para agradecer o Exército de Salvação, os voluntários locais e os trabalhadores essenciais.
Os membros da realeza usaram máscaras enquanto conversavam com representantes de diversas instituições de caridade e de setores de trabalhadores da linha de frente. Uma tenda foi montada nos jardins do Castelo de Windsor para tornar a recepção um pouco mais calorosa.
No entanto, Elizabeth II, de 94 anos, participou somente da primeira parte do evento ao ar livre com distanciamento social, ela para recebeu a família e assistiu a uma pequena apresentação musical. Em seguida, a rainha entrou no castelo.
.
REFERÊNCIAS
BBC. Covid: William and Kate plan train tour to thank key workers. Disponível em: https://www.bbc.com/news/uk-55198752. Acesso em: 7 dez. 2020.
BBC. Kate meets Batley phone-call pensioner during royal visit. Disponível em: https://www.bbc.com/news/uk-england-leeds-55192358. Acesso em: 8 dez. 2020.
BBC. Queen seen with family for first time during Covid-19 pandemic. Disponível em: https://www.bbc.com/news/uk-55239618. Acesso em: 9 dez. 2020.
BBC. Royal couple thank Scottish ambulance staff for pandemic work. Disponível em: https://www.bbc.com/news/av/uk-scotland-55222135. Acesso em: 8 dez. 2020.
BBC. William and Kate are joined by reindeer for royal train tour. Disponível em: https://www.bbc.com/news/uk-55215611. Acesso em: 7 dez. 2020.
BBC. William and Kate thank Covid workers on Cardiff visit. Disponível em: https://www.bbc.com/news/av/uk-wales-55232197. Acesso em: 9 dez. 2020.
DAILY MAIL. It’s whistlestop William and Kate! Duke and Duchess of Cambridge head off for royal train tour around Britain to thank people who went above and beyond during coronavirus pandemic. Disponível em: https://www.dailymail.co.uk/femail/article-9024241/Duke-Duchess-Cambridge-head-royal-train-tour-Britain.html. Acesso em: 7 dez. 2020.
DAILY MAIL. Kate’s Christmas cheer! Duchess of Cambridge brings a smile to children’s faces as she and Prince William arrange for schoolchildren to meet reindeer and enjoy saxophone performance on royal train tour. Disponível em: https://www.dailymail.co.uk/femail/article-9027561/Kate-Middleton-brings-smile-childrens-faces-royal-train-tour.html. Acesso em: 10 dez. 2020.
PEOPLE. Kate Middleton and Prince William Take Part in Secret Santa — and William Loves His Gift!. Disponível em: https://people.com/royals/burned-marshmallows-hot-chocolate-and-trading-fun-secret-santa-gifts-william-and-kate-have-festive-fun/. Acesso em: 9 dez. 2020.
PEOPLE. Prince William Gives Speech on Tour: ‘Catherine and I Felt It Was Important to Visit the Heroes’. Disponível em: https://people.com/royals/prince-william-gives-speech-on-tour-catherine-and-i-felt-it-was-important-to-visit-the-heroes/. Acesso em: 7 dez. 2020.