O casal real comemora os 10 anos da data especial em 16 de novembro. Saiba tudo sobre o anúncio que chamou atenção do mundo.

De braços dados com o príncipe num salão oficial do palácio de St. James – uma das mais antigas residências da realeza em Londres, a futura rainha Catherine sorriu timidamente enquanto mostrava o anel de noivado, que um dia pertenceu à mãe do noivo, a princesa Diana. Era terça-feira, 16 de novembro de 2010, e a futura princesa fazia sua primeira aparição pública no palco do mundo, ao lado do Príncipe William.

O momento em que William e Kate apareceram pela primeira vez como noivos e as primeiras perguntas dos jornalistas, no St. James Palace (sem legendas disponíveis).

O jovem Príncipe William conheceu a então Kate Middleton em 2002, na Universidade de St. Andrews, na Escócia, quando ambos tinham apenas 19 anos. Eles iniciaram o romance quando deixaram alojamentos da universidade para morar em um apartamento com amigos em 2004.

O casal anunciou o fim do namoro no início de 2007, mas reatou três meses depois.  Enquanto o príncipe seguia carreira militar (tradicional para os herdeiros da realeza), Kate trabalhou em Londres, primeiro como assistente no departamento de vendas da franquia de moda Jigsaw e depois como fotógrafa da empresa da família Middleton, a Party Pieces (loja on-line de artigos para festas).

O anúncio do noivado aconteceu mais de dois anos após os comentaristas terem começado a prever seriamente um casamento real. No Natal de 2008, William se transferiu do Exercito britânico para a RAF (Royal Air Force – Força Aérea Real) e tornou público o plano de virar piloto de busca e salvamento. Ele se inscreveu para o treinamento de 21 meses, afastando esperanças de que o casal ficaria noivo no dia em que ele completasse 28 anos – a idade em que William sempre havia declarado ou pensaria em se casar.

Com o codinome “Golden Osprey”, ele chegou à RAF de Shawbury, perto de Shrewsbury, em Shropshire (onde havia descoberto pela primeira vez sua paixão por pilotar helicópteros), no dia 11 de janeiro de 2009, e alugou uma casa de campo, a fim de ter uma alternativa ao seu apertado quarto na base aérea.

Agora quero aproveitar a experiência e o treinamento que eu tive para servir nas operações. Por bons motivos não pude ser enviado ao Afeganistão com o Esquadrão de regimento da Cavalaria Real. O tempo que passei com a RAF no começo deste ano me fez perceber o quanto adoro voar. Entrar para a equipe de Busca e Salvamento é a oportunidade perfeita para eu servir as Forças Armadas nas operações que ela realiza, ao mesmo tempo em que contribuo para os serviços de emergência do país”.

Depois de se formar, um ano depois, o príncipe passou os nove meses seguintes num treinamento intensivo na RAF de Valley, em Anglesey: Lá ele morou numa casa, que Kate visitou com frequência, e o casal foi visto constantemente pelos moradores locais. William finalmente se qualificou para ser piloto de busca e salvamento em 17 de setembro de 2010, começou oficialmente a carreira como membro do 22° Esquadrão de Voo C e atuou como copiloto de um helicóptero Sea King, chamado “Rescue 122”, em turnos de 24 horas. Duas semanas mais tarde, participou de sua primeira operação de busca e salvamento, resgatando um trabalhador que sofreu um infarto numa torre de prospecção de gás. Foi só aí que ele finalmente se sentiu pronto para pedir a namorada em casamento:

Eu tive minha carreira militar e realmente queria se concentrar nos voos. Eu não podia fazer nada disso se ainda estivesse em treinamento, e agora ele acabou. Kate também está bem no trabalho dela, exatamente onde ela queria estar, e decidimos que esse é um bom momento.”

A espera pelo noivado real mais antecipado da história chegou ao fim quando a Clarence House (residência oficial do Príncipe de Gales) convocou uma coletiva de imprensa para pouco depois das 11h de terça-feira, 16 de novembro de 2010 no Palácio de St. James. Naquele momento, começaram as celebrações ao redor do mundo e uma cobertura nunca vista antes por jornais, sites, rádios e estações de TV.

O Tweet da Clarence House anunciando o compromisso ainda está disponível:

“O Príncipe de Gales tem o prazer de anunciar o noivado do Príncipe William com a Srta. Catherine Middleton”.

O Príncipe William havia pedido Kate em casamento três semanas antes, à beira de um lago isolado junto ao monte Quênia, mas os dois mantiveram a notícia em segredo enquanto ele pedia ao futuro sogro, Michael Middleton, a mão de sua filha. Ele só deu a notícia à Rainha e ao pai, o Príncipe Charles algumas horas antes do anúncio. Entrevistado no dia do anúncio oficial, William declarou:

Já vínhamos conversando sobre casamento há algum tempo, portanto, não foi uma surpresa extraordinária. Eu já vinha planejando isso, mas, como todo mundo sabe, é preciso uma dose de motivação para se fazer a proposta. E tudo pareceu perfeito lá na África. Aquele dia foi lindo. Eu tinha planejado um pouco, para mostrar meu lado romântico. Eu já o vinha carregando (o anel de noivado) na mochila havia umas três semanas e simplesmente não conseguia tirá-lo de lá. Em todo lugar que eu ia, ficava com ele na mão, por que sabia que, se ele desaparecesse, eu teria muitos problemas. É o anel de noivado da minha mãe, e achei bonito porque, evidentemente, ela não está mais aqui para compartilhar de toda essa felicidade e alegria. Essa foi a maneira de mantê-la perto de tudo”.

Foi tudo muito romântico”, acrescentou a noiva, rindo. “Temos aqui um verdadeiro romântico […]. Minha mãe está totalmente nas nuvens. A situação foi meio complicada lá em casa, porque eu sabia que William tinha pedido minha mão ao meu pai, mas não tinha noção se minha mãe sabia. Eu voltei da Escócia, e ela não demonstrava saber de tudo, então ficávamos as duas olhando uma para a outra, sem saber o que dizer. Mas foi ótimo contar para ela, e, evidentemente, ela está muito feliz por nós dois”.

William e Kate estão em frente a uma parede com vários quadros históricos no Palácio de St James.
William e Kate durante a conferência de imprensa no Palácio de St James, antes da entrevista de noivado, em 16 de novembro de 2010.

O príncipe deu a Catherine anel de noivado da mãe, a Princesa Diana, para que ela fazer parte do dia mais feliz de sua vida (confira um artigo especial sobre o anel aqui). Ele explicou:

“Como vocês devem ter reconhecido, é o anel de noivado de minha mãe. É claro que ele é muito especial para mim, assim como Kate, e parecia certo juntá-los. Foi a maneira de me certificar que minha mãe fizesse parte da minha felicidade, afinal nós vamos passar o resto da vida juntos.”

Quando Kate começou a falar, milhões de britânicos pararam para escutar a voz da futura rainha pela primeira vez. O apresentador Tom Bradby se encarregou de entrevistar o casal na residência real do Príncipe de Gales, a Clarence House. Eles se mostraram tranquilos, no entanto, William admitiu haver um pouco de estresse por trás das câmeras: “Estamos como os patos, muito calmos na superfície e agitando os pés por baixo d’água.”

William e Kate estão sentados em um sofá. William está sorrindo timidamente para baixo enquanto Kate conversa com o jornalista.
William e Kate durante a entrevista de noivado, em 16 de novembro de 2010 (Sky News/ The Royal Family).

Durante a entrevista, os noivos relembraram os anos que passaram juntos na Universidade St. Andrews:

“Nós fomos amigos por mais de um ano, e o relacionamento surgiu a partir daí. Nós passamos mais tempo juntos, rimos muito, nos divertimos muito e percebemos que tínhamos os mesmos interesses e nos dávamos muito bem. Ela tem um senso de humor muito ousado, o que me ajuda, porque o meu é muito seco. Nós nos divertíamos muito – foi assim que tudo começou a acontecer.”

Ao ser questionada sobre a primeira impressão que teve do noivo, Catherine revelou: “Bem, acho que eu fiquei vermelha quando conheci você, e sai correndo, porque senti muita vergonha.” Ela negou o boato de que tinha uma foto de William em sua parede na época de escola – mas não antes que William pudesse brincar sobre o assunto: “Não havia somente uma, mas sim umas vinte fotos.”

Kate se defendeu: “Ele que pensa! Não, eu tinha uma foto de um modelo da Levi’s na minha parede, não uma de William, me desculpe!”

William não deixou passar, dizendo: “Era eu vestindo uma Levi’s.”

O príncipe explicou que, na época da universidade, eles se mudaram como amigos para viver com outros dois estudantes. O relacionamento começou nessa época, algo que surpreendeu os colegas de apartamento. Kate contou como o herdeiro ao trono cozinhava regularmente para ela, mas ficava frustrado quando alguma receita não funcionava:

Ele ficava com uma mistura de angustia e um pouco de raiva se algo não desse certo. Eu tinha de entrar em ação para tentar salvar alguma coisa.”

William acrescentou: “Eu diria que estou cozinhando cada vez melhor. Kate diria o contrário. Quando eu queria impressionar Kate, eu tentava preparar grandes jantares,mas sempre acontecia de alguma coisa queimar, derramar, pegar fogo. E ela acabava tomando o controle da situação.

O casal foi confrontado sobre a breve separação em 2007, a qual William associou à juventude. “Nós dois estávamos nos descobrindo e nos tornando pessoas diferentes.”

O príncipe contou como seu amor por Kate se desenvolveu ao longo do tempo:

“Quando conheci Kate, sabia que havia algo de muito especial nela. Tinha certeza de que era algo que gostaria de explorar mais. Nós acabamos nos tornando amigos e construindo uma boa base para a relação. Nós passamos por alguns problemas, como em qualquer outro relacionamento, mas nos recompusemos e seguimos em frente. É fácil estarmos juntos, é muito divertido. Eu sou extremamente engraçado e ela ama isso, então tem sido muito bom.”

Ao ser questionada sobre a Princesa Diana, Kate disse:

“Eu adoraria tê-la conhecido, ela é obviamente uma inspiração. É uma família incrível – todos que conheci têm grandes conquistas”.

William logo interferiu ao dizer:

“Não há nenhuma pressão. Como disse Kate, cada um traça o seu próprio futuro. Ninguém está tentando substituir minha mãe. O que ela fez foi fantástico. Cada um segue o seu próprio futuro e o seu próprio destino. Kate fará um excelente trabalho. Eu queria dar chance a ela de poder experimentar e talvez voltar atrás um pouco, se precisasse. Eu estou tentado aprender com o passado. Queria apenas lhe dar a melhor oportunidade de ocupar o seu lugar e ver o que acontece do outro lado.”

A entrevista histórica terminou com um parecer de nervosismo e de animação do casal sobre o futuro que os esperava:

“Estamos muito animados”, disse William, “e ansiosos para passar o resto de nossas vidas juntos.”

Tendo em vista seu futuro papel público, Kate afirmou:

“Claro que é esgotante. Eu não sei como fazer. William está acostumado com isso. Mas estou disposta a aprender rapidamente e a me esforçar muito. Eu espero fazer diferença, mesmo que pequena. Estou ansiosa para ajudar o quanto puder”.

A entrevista completa foi legendada pelo canal no Youtube Kate Middleton Brasil :

Entrevista de noivado de William e Kate, legendada em português.

A notícia do noivado e a entrevista alegraram o Reino Unido numa época em que o país enfrentava uma recensão. Informado da notícia, o primeiro-ministro David Cameron afirmou que a ocasião marcava “um grande dia para a nação“.

A rainha Elizabeth II declarou estar “absolutamente maravilhada” com o casal e o Príncipe de Gales fez uma brincadeira dizendo que “eles já vem treinando há muito tempo“. O Príncipe Harry deu à noiva um grande elogio: “Fiquei feliz por meu irmão ter pedido Kate em Casamento. Isso significa que eu ganho uma irmã, que é o que eu sempre quis.”

Mas foi em direção à família de Kate que o mundo voltou às atenções. Acompanhados por funcionários da Clarence House, Michael e Carole Middleton fizeram uma declaração dizendo que estavam “emocionados” com a perspectiva de um casamento real:

Como todos vocês sabem, Catherine e o Príncipe William já estão juntos há muitos anos, o que para nós é muito bom, porque pudemos conhecê-lo muito bem.

Todos nós o achamos maravilhoso, e gostamos muito dele. Eles formam um casal muito bonito. São muito divertidos, e já demos boas gargalhadas juntos”.

“O Príncipe William de Gales e a senhorita Catherine Middleton” se casaram na Abadia de Westminster, em Londres, em 29 de abril de 2011 e se tornaram Duque e Duquesa de Cambridge. O casal viveu em Anglesey até o final de 2013. Desde 2010, eles se envolveram em diversas causas sociais, realizaram diversas turnês pelo mundo e são sempre bem recebidos por onde vão.

Na entrevista de noivado, Tom Bradby havia perguntado se o casal queria muitos filhos. William disse, cautelosamente:

“Acho que faremos uma coisa de cada vez. Vamos primeiro cuidar do casamento, para depois pensar em crianças. Mas obviamente queremos uma família, então começaremos a pensar no assunto.”

Hoje, eles tem três filhos. Em 22 de julho de 2013, Kate deu a luz ao primeiro filho, Príncipe George. Em 2 de maio de 2015,  o pequeno príncipe ganhou uma irmã, a Princesa Charlotte. Príncipe Louis, o caçula da família, nasceu em 23 de abril de 2018.

O Duque de a Duquesa de Cambridge residem atualmente no Palácio de Kensington com as três crianças. Ocasionalmente, eles passam os fins de semana na casa de campo da família, a Anmer Hall, em Norfolk.

James Clench, autor do livro William & Kate: Uma história de Amor Real, escreveu em 2010 sobre o noivado:

Tem sido uma grande jornada para William e Kate, mas os dois finalmente  assumiram um compromisso para a vida toda. Os britânicos e os  observadores da realeza em todo o mundo estão seguros de que eles serão felizes.

Uma década depois, é possível concordar que Clench e os observadores reais estavam certos: William e Kate estão vivendo felizes para sempre.

A família Cambridge está em um tronco de árvore. William e Kate estão sentados, Louis está no colo de Kate, enquanto Charlotte e George estão em pé, apoiados um de cada lado do Príncipe William. O ambiente está cheio de folhas secas: tanto nas árvores, quanto no chão. Todos estão usando roupas de outono.
Da esquerda para a direita: Kate Middleton segurando o Príncipe Louis, a Princesa Charlotte, o Príncipe William e o Príncipe George posam para o cartão de Natal oficial da família em dezembro de 2018 (Foto por Matt Porteous divulgada pelo Palácio de Kensington).

REFERÊNCIAS:

ANDERSEN, Christopher. William and Kate: A Royal Love Story. 1. ed. United Kingdom: Gallery Books, 2010.

CLENCH, James. William & Kate: Uma História de Amor Real. 1. ed. São Paulo: Globo, 2011.

JOSEPH, Claudia. Kate: Nasce uma Princesa. 1. ed. Rio de Janeiro: Best Seller, 2011.