A série The White Queen (2013), produzida pela BBC One em parceria com o canal Starz, é baseada em três livros da escritora Philippa Gregory: The White Queen (sobre Elizabeth Woodville, rainha consorte de Edward IV), The Red Queen (sobre Margaret Beaufort, mãe de Henry VII) e The Kingmaker’sDaughter, (sobre Anne Neville, filha de Richard Neville, conde de Warwick e rainha consorte de Richard III).
The White Queen é de longe a série mais historicamente precisa do canal Starz (que também produziu The White Princess e The Spanish Princess). Mas, por ser baseada em livros que misturam realidade com rumores da época e fantasia, muitos fatos podem confundir aqueles que conheceram e se interessaram pelo períodos York e Tudor através das séries.
Esta série de artigos especiais abordará os principais momentos de cada um dos 10 episódios de The White Queen e esclarecerá se eles foram reais, fictícios ou baseados em rumores.
Para entender melhor o que aconteceu durante a Guerra das Rosas e Edward IV antes do ano em que a série começa, acesse o artigo especial, ou o infográfico.
Você também pode conferir os artigos sobre cada episódio na lista a seguir:
Episódio 1: Apaixonada pelo Rei
Episódio 2: O Preço do Poder
Episódio 3: A Tempestade
Episódio 4: A Rainha Má
Episódio 5: A Guerra na Própria Pele
Episódio 6: Amor e Morte
Episódio 7: Veneno e Vinho
Episódio 8: Vida Longa ao Rei
Episódio 9: Os Príncipes na Torre
Episódio 10: A Batalha Final
Elizabeth Woodville era Lancaster e o primeiro marido dela morreu durante uma batalha lutando por Henry VI
Fato
Elizabeth Woodville provavelmente nasceu em Grafton, em Northamptonshire na Inglaterra por volta de 1437 e era a mais velha dos 12 filhos de Richard Woodville, 1° conde Rivers e Jacquetta de Luxembourg. Os pais de Elizabeth eram próximos dos Lancaster, Jacquetta foi casada com o irmão de Henry V (John, duque de Bedford) e mais tarde dama de companhia da rainha Margaret de Anjou.
Por volta dos sete anos, Elizabeth iniciou os estudos. As crianças de nascimento nobre da época costumavam estudar fora para obter contatos sociais para o futuro e aprender matemática, noções básicas de direito e línguas além do inglês, como latim e francês.
A família Woodville era rica na época do nascimento de Elizabeth, mas a fortuna da família diminuiu durante o início da Guerra das Rosas, e com apenas 14 anos, Elizabeth teve que se casar com John Gray (cinco anos mais velho), filho de Elizabeth Ferrers, 6ª baronesa Ferrers e Sir Edward Gray. Elizabeth e John tiveram dois filhos juntos, Thomas Gray (nascido em 1455) e Richard Gray (nascido em 1457).
Não se sabe muito sobre a vida da futura rainha naquela época, acredita-se que ela e o marido viviam na segunda mansão da família Gray em Astley até Sir John ser morto lutando pelos Lancaster em 1461, na Segunda Batalha de St Albans e Elizabeth voltar a viver com a família em Grafton.
Elizabeth Woodville e Edward IV se conheceram debaixo de um carvalho.
Impossível saber a verdade
Existem muitas possibilidades. É impossível determinar nem quando Edward e Elizabeth se conheceram e nem como. A lenda mais antiga e popular realmente diz que eles se conheceram debaixo de um carvalho em 1464, quando Elizabeth pedia ajuda para recuperar as terras e as rendas dos filhos, como acontece na série.
No entanto, anos antes, em junho de 1461, os Woodville juraram lealdade ao novo rei e voltaram lentamente a participar de reuniões do Conselho. A família estava próxima da corte e Edward e Elizabeth (que havia voltado a morar com os pais) poderiam ter se encontrado em várias ocasiões entre 1461 e 1464.
O primeiro contato confirmado entre Elizabeth e a corte de Edward aconteceu em 13 de abril de 1464, quando ela pediu ajuda a William Hastings (superintendente das Midlands e amigo próximo do rei) para solucionar os problemas da disputa que ela enfrentava com a sogra pela herança de John Gray.
Outras teorias sugerem que o casal pode ter se encontrado em algum evento importante da nobreza na década de 1450 ou através dois pais na França, durante a época que o pai do rei, Richard, duque de York servia era tenente da Normandia e os pais de Elizabeth serviam em Rouen.
Jacquetta Woodville era uma dama Lancaster que se casou com um plebeu
Fato
Em The White Queen, no momento em que Richard Neville, conde de Warwick, chega a Grafton ele provoca Jacquetta de Luxembourg sobre ela ser uma dama Lancaster que se casou com um plebeu e os Lancaster tiveram que criar o título de Barão Rivers as pressas. Na vida real, os Woodville foram provocados diversas vezes por nobres da corte, inclusive Warwick, sobre o casamento secreto e a diferença de classe social entre os dois.
A mãe de Jacquetta de Luxembourg, Margherita Del Balzo, era filha de nobres de Nápoles e descendente do rei John da Inglaterra. O pai, Pierre de Luxemburgo, conde de Saint Paul, era descendente de Henry III da Inglaterra.
Henry VI se tornou rei ainda bebê e a regência da Inglaterra e da França era exercida pelos tios do menino (filhos de Henry IV e irmãos de Henry V), Humphrey, duque de Gloucester, regente da Inglaterra e John, duque de Bedford, regente da França. O tio de Jacquetta, Louis, exerceu o cargo de chanceler de John entre 1425 e 1435.
Aos 17 anos, em 22 de abril de 1433, Jacquetta de Luxembourg se casou no Palácio de Thérouanne com o duque de Bedford, de 43 anos, apenas cinco meses após a morte da esposa de John, Anne de Borgonha. Na época, o duque precisava se casar, já que era o herdeiro aparente da Coroa e ainda não tinha filhos.
John e Jacquetta viajaram para a Inglaterra e ela conheceu a família Lancaster, mas o casal passava a maior parte do tempo na Normandia. Os dois não tiveram filhos juntos.
Richard Woodville: Já fomos amigos do rei louco. E de sua rainha, ou você se esquece, Jacquetta?
Em 1435, o duque de Bedford estava doente e nomeou Sir Richard Woodville como tenente de Calais. John faleceu em 14 de setembro de 1435 e Jacquetta se tornou uma rica viúva aos 19 anos. Ela não queria sair da França, mas recebeu ordem de retornar a Inglaterra sob a condição de que não se casasse sem a permissão da realeza.
Era tarde demais. Jacquetta de Luxembourg e Sir Richard Woodville já haviam se casado em segredo no final de 1436 ou início de 1437. Ela recebeu uma multa de mil libras, perdoada pelo rei. Os dois foram oficialmente perdoados em outubro de 1437, a tempo do nascimento da primeira filha, Elizabeth.
Jacquetta continuou conhecida como duquesa de Bedford. Mais tarde, quando Margaret de Anjou chegou da França para se casar com Henry VI, elas se tornaram muito amigas. Em 1448, Richard se tornou Barão Rivers e eles permaneceram na corte de Henry VI por muitos anos.
A família Woodville foi rude com Edward em Grafton e eles trocaram acusações
Ficção
Os Woodville conseguiram o perdão real por terem lutado a favor dos Lancaster em 1461, poucos meses após a coroação de Edward. Foi um ato de generosidade do rei que não confiscou as terras, nem o dinheiro da família. Edward e os Woodville já tinham se encontrado várias vezes antes do relacionamento dele com Elizabeth começar os Rivers faziam parte do Conselho.
Rivers: Ela quer justiça. Justiça? De um York?
Edward IV: Sua rainha de Lancaster matou meu pai e meu irmão e enfioua cabeça deles no espeto. Então não me fale sobre justiça!”.
Embora o diálogo nunca tenha acontecido, a afirmação de Edward é verdadeira. Após a batalha de Wakefield em 30 de dezembro de 1460, Richard, duque de York e Edmund, filho dele e irmão mais novo de Edward, foram mortos e tiveram as cabeças exibidas em espeto nas muralhas da cidade de York. O duque usava uma coroa de papel feita pelos Lancaster como zombaria.
Edward e Elizabeth se casaram em uma cerimônia secreta em Grafton
Fato
É fato que Edward e Elizabeth se casaram em uma cerimônia secreta em Grafton. A série segue a lenda mais famosa em que, após Elizabeth recusar se tornar amante de Edward, eles se casam.
A maioria dos historiadores acredita que a data do casamento é 1º de maio de 1464 e que tenha acontecido apenas na presença dos noivos, do padre, de Jacquetta Woodville e duas mulheres. Com base nos compromissos do rei entre abril e maio daquele ano, Edward teria várias oportunidades de visitar Elizabeth.
Contudo, é possível que o casamento não tenha acontecido até poucos meses, ou semanas antes do anúncio oficial em setembro.
Houve uma batalha dias após o casamento
Provavelmente sim
Edward IV: Se eu for morto, não diga nada sobre esse casamento. Você não ganharia nada.
Se Edward e Elizabeth realmente se casaram em 1° de maio de 1464, então sim, Edward teve que se preparar para uma batalha dias depois.
Considerada a última batalha da primeira fase da Guerra das Rosas, a Batalha de Hexham, um confronto foi relativamente curto, mas significativo, aconteceu em 15 de maio de 1464. Os York foram liderados por John Neville (irmão de Richard Neville, conde Warwick), enquanto os Lancaster foram liderados por Henry Beaufort, duque de Somerset.
Henry VI e vários aliados escaparam para a Escócia logo após a Batalha de Townton, que estabeleceu Edward IV como rei. Nos anos seguintes, os rebeldes lutaram pelo controle dos castelos de Alnwick, Bamburg e Dunstanburgh e formaram uma pequena base no norte, que se tornou ameaçada com acordo de paz que Edward tentava estabelecer com a Escócia. Henry Beaufort decidiu agir e montou uma rebelião em Northumberland, no norte da Inglaterra, com cerca de cinco mil homens comandados por ele.
John Neville foi enviado para o norte com uma pequena tropa para escoltar os escoceses para a cidade de York. O duque te Somerset tentou emboscar a comitiva e falhou. Durante a caminhada para o norte, John Neville conseguiu reunir um grande exército e enfrentou o exército Lancaster em Hedgeley Morr. As tropas de Henry Beaufort foram derrotadas e obrigadas a se dispersar em 25 de abril de 1464.
Somerset e outros nobres decidiram que precisavam de uma vitória antes que Edward IV e o poderoso exército dele chegassem ao norte. Eles se reagruparam em Alnwick e levaram as tropas para a margem sul do rio Tyne. Ao saber do plano, John Neville levou o exército pela margem do rio e encontrou os Lancaster acampados no terreno baixo.
Foi um enorme desastre para o duque de Somerset. Os homens foram pegos de surpresa e rapidamente derrotados, enquanto ele, perseguido e decapitado. Mais de 30 nobres e nomes importantes dos Lancaster morreram durante o confronto, ou dias depois em Newcastle.
Quando as tropas de Richard Neville, conde de Warwick chegaram, eles precisaram apenas conter poucos sobreviventes em Northumberland, e o exército de Edward IV não foi necessário.
Edward IV foi casado antes
Impossível saber
Anthony: Você não se casou, Elizabeth. Você foi enganada… Ele te enganou com um sacerdote falso. Ele já fez isso e tem um filho bastardo.
Como Anthony Woodville afirma na série, Edward IV realmente tinha diversos relacionamentos com inúmeras mulheres, era conhecido como conquistador e tinha filhos bastardos (vários reconhecidos). Mas não é possível provar que ele já havia sido casado antes.
Os historiadores divergem sobre o tema. Alguns acreditam firmemente que Edward tinha em pré-contrato (que já seria suficiente) ou teria se casado com uma mulher chamada Eleanor Talbot, uma jovem viúva, como Elizabeth. Outros afirmam que ele também se casou com uma mulher chamada Elizabeth Lucy.
Infelizmente, incontáveis documentos e provas sobre diversos temas desapareceram durante o período Tudor.
*O assunto do suposto casamento (ou casamentos) secreto de Edward é muito mais relevante no episódio oito, quando Richard III assume a coroa.
Richard Neville planejava um casamento entre Edward IV e a Princesa Bona
Fato
Edward IV anunciou o casamento com Elizabeth Woodville em setembro de 1464 durante um Conselho em Reading. Richard Neville, conde de Warwick, era sobrinho de Cecily Neville, duquesa de York, mãe de Edward. A família Neville foi essencial para que Edward chegasse ao trono, especialmente com a ajuda de Warwick após a morte de Richard de York. Os dois eram muito próximos e muitos diziam que Richard Neville governava pelo rei.
Nos primeiros anos do reinado de Edward IV, a ameaça de Henry VI, ainda existia. A rainha Margaret de Anjou estava na França, possuía grande influência e poderia erguer um exército francês para colocar Henry no trono e garantir a sucessão para o filho, o Príncipe Edward.
Warwick imaginava que a melhor solução seria uma aliança com a França por meio do casamento do rei com uma princesa francesa. A escolhida foi a Princesa Bona de Savoy, irmã da rainha consorte da França, Charlotte de Valois e filha de Louis, duque de Savoy e Anne de Lusignan.
As negociações estavam em andamento até momento em que Edward anunciou o casamento com Elizabeth. O conde de Richard Neville se sentiu decepcionado e traído e o relacionamento entre Warwick e o rei nunca mais foi mesmo.
Alguns historiadores acreditam que Edward tenha achado uma boa ideia se casar com uma dama Lancaster para unir o reino (como Henry VII fez décadas depois) ou que tentou provar que Richard Neville não governava por ele. Ainda assim, a resposta pode ser a mais simples, Edward estava verdadeiramente apaixonado por Elizabeth.
Existiam rumores de que Edward IV era bastardo.
Os rumores existiam, mas provavelmente eram falsos
Elizabeth Woodville: Ele é o rei e ele me escolheu.
Cecily Neville: A não ser que eu o destrone.
Jacquetta Woodville: E como você faria isso, duquesa Cecily?
Cecily Neville: Eu poderia deserdá-lo. Eu poderia colocar o irmão dele, George, no trono em seu lugar. O que acharia disso como resultado do seu casamento privado, Lady Rivers?
JacquettaWoodville: Sim. Eu ouvi boatos sobre o nascimento de Edward. Foi um arqueiro, não foi? Se chamava Blaybourne. É isso. Sim. As pessoas diziam que você traiu seu marido. Na verdade, eu fui uma das poucas que afirmou que uma mulher com a sua posição nunca desceria tão baixo. Mas bem, parece que você desceu. É isso que está dizendo, duquesa Cecily? Admite ser uma prostituta comum e declara o seu filho, o rei, um bastardo? Por que eu não vejo como você poderia destroná-lo.
Na época em que moravam na França, Cecily Neville e Richard de York eram obrigados a passar muito tempo afastados devido dos compromissos militares de Richard.
O boato diz que a duquesa de York conheceu um arqueiro chamado Blaybourne e os dois tiveram um filho, Edward IV. Algumas pessoas afirmavam que o rumor começou com a própria Cecily, que teria ficado muito nervosa com o casamento de Edward e Elizabeth e ameaçou declarar o filho ilegítimo para tirá-lo do trono.
Todavia, pode ter começado com os inimigos de Edward, como o governo francês e outros oponentes durante a Guerra das Rosas. Alguns historiadores modernos apóiam a alegação baseados em alguns fatores, o principal deles, a ausência do duque de York no momento da concepção.A data de nascimento de Edward IV seria 28 de abril de 1442, nove meses antes, Richard estava longe de casa por cinco semanas, em Pontoise, quilômetros afastado de Cecily.
O historiador John Ashdown-Hill afirma que a data de nascimento do rei pode estar errada. Segundo Ashdown-Hill, apenas uma fonte do século XV menciona a data exata em que Edward teria nascido e a mesma fonte diz que era uma segunda-feira, quando na verdade era uma sexta-feira e alguns indícios revelam que ele pode ter sido um bebê prematuro.
Outros escritores apontam que o batismo discreto que Edward IV teve, comparado ao luxuoso batismo do irmão mais novo Edmund, um ano depois, era um sinal que Richard de York não estava feliz e aceitou criar o futuro rei como herdeiro apenas para evitar boatos. Contudo, Cecily e Richard tiveram um filho no ano anterior, Henry, que faleceu pouco tempo depois do nascimento. Batizar Edward rapidamente também poderia ser um sinal de preocupação com a saúde do filho e poderia significar que ele realmente era prematuro ou muito pequeno.
Toda a história não passa de um simples rumor que ganhou força a ponto de ser usado a favor de George, duque de Clarence (irmão mais novo do rei) e de vários inimigos, mas apenas a partir da reivindicação de George ao trono. Se o boato existisse antes, poderia ter sido usado pelos Lancaster para rechaçar os rumores de que Henry VI não era o verdadeiropai do Príncipe Edward.
Há uma pequena chance de ser verdade, mas é improvável. Richard de York e Edward IV tinham um bom relacionamento (comprovado a partir de cartas e documentos) e Cecily Neville parecia amar Edward e prezar pela segurança dele. Talvez, a principal razão da duquesa não aprovar o casamento do filho com Elizabeth Woodville era que com Elizabeth, Edward estaria sozinho no trono, em alianças significativas, o mesmo que Warwick pensava.
A idade de alguns personagens está claramente incorreta nos primeiros episódios da série. Na vida real, em 1464, George de Clarence tinha 14-15 anos, Isabel Neville 13-14 anos, Richard de Gloucester 11-12 anos e Anne Neville apenas 7-8 anos.
*Algumas cenas e pontos retratados no primeiro episódio serão melhor explorados e comentados nos episódios seguintes, como a relação de Elizabeth e Jacquetta Woodville com a bruxaria que durante a série serve majoritariamente para contar ou “explicar” ao público fatos históricos do período e York e do período Tudor.
REFERÊNCIAS
BALDWIN, David. Elizabeth Woodville:: Mother of the Princes in the Tower (English Edition). 2. ed. eBook Kindle: The History Press, 2011.
CORBET, Dr. Anthony. Edward IV, England’s Forgotten Warrior King: His Life, His People, and His Legacy. 1. ed. [S.l.]: iUniverse, 2015.
MACGIBBON, David. Elizabeth Woodville: A Life : The Real Story of the ‘White Queen’. 1. ed. [S.l.]: Amberley Publishing, eBook Kindle, 2013.
ROSS, Charles. Edward IV: Yale English monarchs . 1. ed. [S.l.]: eBook Kindle, Yale University Press, 1997.
SOBERTON, Sylvia Barbara. Women of the Wars of the Roses:: Jacquetta Woodville, Margaret of Anjou & Cecily Neville. 1. ed. [S.l.]: eBook Kindle, 2020.
STARZ. The White Queen (A Rainha Branca) Episódio 1: Apaixonada pelo Rei. Disponível em: https://www.starz.com/br/pt/play/18334. Acesso em: 2 jun. 2020.
STRICKLAND, Agnes. The True Story of the “White Queen,” : Elizabeth Woodville . 1. ed. [S.l.]: eBook Kindle, 1893.
TIMELINE – WORLD HISTORY DOCUMENTARIES. Britain’s Bloody Crown: The Kingmaker Must Die Ep 2 of 4 (Wars of the Roses Documentary) . Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=fG1NpCE1B5k. Acesso em: 11 jun. 2020.
TIMELINE – WORLD HISTORY DOCUMENTARIES. House Of The White Queen | Time Team (Medieval Documentary). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=C_Kk604ogps. Acesso em: 11 jun. 2020.
Informações adicionais: History Extra, BBC History, History England, The History of England, History Files, ThoughtCo, History of Royal Woman.