Da esquerda para a direta: a Duquesa da Cornualha, o Príncipe Charles, a Rainha Elizabeth II, o Príncipe Philip, o Príncipe William e a Duquesa de Cambridge antes da Recepção Diplomática de 2016.

A Recepção Diplomática Anual de Natal da Rainha é um dos ventos mais importantes do calendário da família real britânica. Todos os anos, a Rainha Elizabeth recebe mais de mil convidados de cerca de 130 países no Palácio de Buckingham para refletir a importância da Rainha nas ações diplomáticas do país.

Os convidados incluem o corpo diplomático, como diplomatas estrangeiros, embaixadores e altos comissários, ex-primeiros ministros, os arcebispos de Canterbury e York, funcionários do governo e outras figuras públicas, além dos membros seniores da família real, como os herdeiros Príncipe Charles e a Duquesa da Cornualha e o Príncipe William e a Duquesa de Cambridge.

Todos os participantes recebem na véspera do evento, um briefing com informações e instruções. Durante a recepção, os visitantes são recebidos no Salão de Baile, principal sala do Palácio de Buckingham para sediar eventos, conhecido pelas obras de arte de centenas de anos e lustres luxuosos.

A Duquesa de Cambridge conversa com convidados durante a Recepção Diplomática de 2018

Por ser uma recepção e não um banquete, os convidados são recebidos de pé com drinks e bebidas e apresentados aos membros da família real para um pequeno bate-papo. Não há um jantar formal com discurso, como ocorre nos Banquetes de Estado.  

O código de vestimenta é white tie: homens com gravata-borboleta branca e terno de cauda (ou trajes típicos de seu próprio país) e as mulheres vestidos longos e joias. A Recepção Diplomática é um dos poucos eventos do ano em há a certeza de que as mulheres da família real usarão tiaras e outras joias da Coroa (os outros eventos são a Abertura do Parlamento e os Banquetes de Estado), além das ordens reais (para ambos os sexos).

A Rainha conversa com convidados durante a Recepção Diplomática de 2018

A Recepção Diplomática acontece sempre na primeira quinzena de dezembro, geralmente na segunda semana. Em 2019  será e em meio a um momento tenso para o Reino Unido, no dia 11 de dezembro, na véspera das eleições gerais para a escolha do novo primeiro-ministro. 

Apesar de famoso, o evento é exclusivo e raramente visto pelo público.  Apenas em algumas ocasiões (como em 2016 e 2018) fotos e vídeos são divulgados, no entanto, as únicas fotos costumam ser dos membros da realeza dentro dos carros a caminho do Palácio de Buckingham.

O Príncipe Charles e a Duquesa da Cornualha a caminho da Recepção Diplomática de de 2016